BandNews FM

Turquia irá vetar entrada da Finlândia e Suécia na OTAN

Governo turco acusa os países de abrigar pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, grupo considerado terrorista por Ancara

Rádio BandNews FM

Recep Erdogan confirmou que votará contra a adesão dos países nórdicos na aliança militar.
Recep Erdogan confirmou que votará contra a adesão dos países nórdicos na aliança militar.
Foto: Reuters

O presidente da Turquia afirma que as delegações sueca e finlandesa não devem se incomodar em visitá-lo em Ancara e que ele não mudará de posição em relação ao pedido de ingresso das duas nações na OTAN.

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (16), Recep Erdogan confirmou que votará contra a adesão dos países nórdicos na aliança militar.

Segundo o governo turco, Suécia e a Finlândia abrigam pessoas ligadas a grupos considerados terroristas, como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que reivindica a criação de um estado independente dentro do território da Turquia.

Além disso, suecos e finlandeses estariam abrigando seguidores de Fethullah Gulen, acusado por Ancara de orquestrar uma tentativa de golpe contra Erdogan em 2016.

Lembrando que é necessário que todos os 30 membros atuais da OTAN, da qual a Turquia faz parte, aceitem a entrada de novos países na aliança militar.

Pedidos de adesão à OTAN

Seguindo os passos da Finlândia, o governo da Suécia confirmou, nesta segunda (16), que decidiu se candidatar à adesão à OTAN. Segundo Estocolmo, essa é a melhor maneira de garantir a segurança do país após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A primeira-ministra sueca disse que o pedido oficial deve ser feito em breve. Magdalena Andersson ainda afirmou que o país vai trabalhar em coordenação com a Finlândia, que também já confirmou seu pedido de ingresso na OTAN.

Também nesta segunda, em comunicado conjunto, os ministros das Relações Exteriores da Letônia, Estônia e Lituânia classificaram os pedidos de ingresso na aliança militar de suecos e finlandeses como “históricos” e disseram que "farão o que for preciso para ajudar os dois países".

Os líderes da Dinamarca, Islândia e Noruega também manifestaram apoio à adesão dos países nórdicos.

Reação russa

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta segunda-feira (16) que a entrada de Suécia e Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte é um “grande erro”. Na avaliação de Serguei Riabkov, a integração vai gerar ainda mais tensões na região.

A Finlândia faz fronteira com o território russo por mais de mil quilômetros. "É um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance", afirmou o funcionário do alto escalão russo à agência de notícias Interfax.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Pesjkov, também se pronunciou nesta segunda (16) e disse que a Rússia "acompanha de perto" os ingressos na OTAN. De acordo com Pesjkov, a entrada dos países não vai fortalecer a "arquitetura da segurança da Europa".

Na semana passada, a Rússia falou em resposta imediata ao ingresso dos países nórdicos na aliança militar.

Tópicos relacionados