BandNews FM

Ucrânia afirma ter recebido sistema de proteção aérea dos EUA

Guerra completou sete meses no fim de semana; presidente Volodymyr Zelensky agradeceu apoio americano, mas pede maior ajuda

Rádio BandNews FM

Ucrânia afirma ter recebido sistema de proteção aérea dos EUA
Ucrânia afirma ter recebido sistema de proteção aérea dos EUA
Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou neste domingo (25) que o país recebeu, dos Estados Unidos, equipamentos de proteção aérea. O sofisticado sistema Terra-Ar permite maior controle do espaço aéreo e a entrega do maquinário foi aprovada no Congresso americano em agosto.

É a primeira vez que o ucraniano reconhece a existência de tal sistema no território em disputa, mas Zelensky disse que o disponibilizado até o momento ainda não é suficiente para cobrir toda a área em disputa.

A afirmação ocorre no momento em que a Rússia realiza referendos em quatro regiões para viabilizar a anexação de cerca de 15% do território ucraniano e que já estaria sobre controle de tropas russas.

Volodymyr Zelensky também agradeceu a entrega de armamentos americanos, que têm sido essenciais para a contraofensiva iniciada no mês passado. Desde então, os ucranianos já retomaram territórios no leste e no sul.

Por conta das perdas russas, o presidente Vladimir Putin ordenou a convocação de 300 mil cidadãos para reforçar as fileiras do exercito russo.

Neste fim de semana, ataques de ambos os lados destruíram hotéis, casas e atingiram infraestrutura militar da Ucrânia, segundo autoridades dos dois países. A guerra ultrapassou a marca de 180 dias e já completou 7 meses.

Não há perspectiva para o fim do conflito e a Rússia estaria forçando a manutenção da guerra até o inverno por conta do controle do gás importando para a Europa.

Tópicos relacionados