BandNews FM

Vacina da AstraZeneca tem alta proteção contra variantes do Brasil

Pesquisa publicada em uma das principais revistas científicas do mundo foi antecipada pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo

Rádio BandNews FM 28/10/2021 • 09:30 - Atualizado em 28/10/2021 • 10:53

Um estudo da Fiocruz aponta que a vacina da AstraZeneca tem altíssima proteção contra uma das principais variantes do coronavírus em circulação no Brasil. Os dados estão sendo publicados nesta quinta-feira (28) na revista científica "Nature", uma das mais prestigiadas do mundo, e foram antecipados aqui na BandNews FM pela colunista Mônica Bergamo. A pesquisa foi coordenada pelo médico infectologista Julio Croda.

O ensaio indica que o imunizante da AstraZeneca tem efetividade de 93,6% contra a variante Gama, que surgiu em Manaus, e foi responsável pela segunda onda da pandemia no Brasil. No entanto, para que esse índice seja alcançado, é preciso reforçar a necessidade da vacinação completa, ou seja, ter tomado as duas doses disponíveis.

Segundo a pesquisa, a segunda aplicação eleva em 30% a proteção contra as mortes. Os cientistas alertam que nenhum imunizante protege 100% e que é preciso manter o uso de máscaras e demais cuidados contra a Covid-19.