BandNews FM

Vacinação contra a gripe comum é liberada para todos os públicos em SP

Baixa adesão do grupo prioritário fez sobrar doses da vacina contra a Influenza

BandNews FM

Vacinação contra a gripe comum é liberada para todos os públicos com mais de 6 meses a partir desta segunda (12).
Vacinação contra a gripe comum é liberada para todos os públicos com mais de 6 meses a partir desta segunda (12).
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

O Governo de São Paulo libera nesta segunda-feira (11) a vacinação contra a gripe comum para todas as pessoas maiores de 6 meses de idade, mesmo de fora do grupo prioritário. Até então, os idosos, crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos, grávidas e professores formavam o rol das prioridades. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, com a sobra de doses, a imunização contra a Influenza será liberada para toda população.

Na capital paulista, a vacina produzida no Instituto Butantan estará disponível em todas as unidades básicas de saúde e AMAS integradas. Anteriormente, espaços da Secretaria municipal de Educação estavam sendo usados para separar a vacinação contra a gripe da imunização contra a Covid-19. Embora disponíveis agora nas mesmas unidades, a aplicação ocorrerá em salas separadas.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, dos 18 milhões de paulistas que estavam no grupo prioritário, apenas 45,9% do total se imunizaram. Apenas os indígenas atingiram a meta de 100% de imunização contra a gripe. Com a campanha ampla, as autoridades esperam atingir 65% do grupo prioritário.

A campanha da gripe funciona em paralelo a imunização contra a Covid-19. Por isso, é preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre as doses de vacinas contra as doenças diferentes.

O imunizante da gripe previne contra três cepas do vírus Influenza e ajuda a conter casos graves de síndrome respiratória aguda grave. Os infectologistas alertam que a vacina da gripe não protege contra a Covid-19, mas reforça o sistema imunológico e ajuda na identificação da doença, já que o número de vacinados que procuram atendimento hospitalar é baixo e a imunização ajuda na triagem do paciente.

Acompanhe: 

Tópicos relacionados