BandNews FM

Vacinas da gripe e da Covid-19 poderão ser aplicadas no mesmo dia

Recomendação do Ministério da Saúde, que atestou a segurança da medida, tem como objetivo incentivar a população a completar o calendário vacinal

BandNews FM

Recomendação do Ministério da Saúde permite que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas no mesmo dia
Recomendação do Ministério da Saúde permite que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas no mesmo dia
Erasmo Salomao/Ministério da Saúde

Uma nova recomendação do Ministério da Saúde permite que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas no mesmo dia.

Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

A eliminação do intervalo foi recomendada na última semana pela Câmara Técnica Assessora de Imunização contra o Coronavírus.

Segundo o governo federal, a medida vai incentivar a população que for até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 a também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a da gripe. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação inicial para se manter um intervalo entre as diferentes vacinas foi uma medida de precaução, considerando a necessidade de monitorar eventos adversos pós vacinação contra Covid-19.

Agora, após amplo uso dos imunizantes na população, ficou comprovada a segurança da vacinação simultânea.

Com mais de 63 milhões de doses aplicadas, a Campanha de Vacinação contra a Influenza atingiu, até agora, 68% da meta vacinal prevista, em relação aos grupos prioritários.

Nesta quinta-feira (29), o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, irá participar do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação e dar mais detalhes sobre a medida. 

Tópicos relacionados