Uma nova recomendação do Ministério da Saúde permite que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas no mesmo dia.
Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.
A eliminação do intervalo foi recomendada na última semana pela Câmara Técnica Assessora de Imunização contra o Coronavírus.
Segundo o governo federal, a medida vai incentivar a população que for até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 a também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a da gripe.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação inicial para se manter um intervalo entre as diferentes vacinas foi uma medida de precaução, considerando a necessidade de monitorar eventos adversos pós vacinação contra Covid-19.
Agora, após amplo uso dos imunizantes na população, ficou comprovada a segurança da vacinação simultânea.
Com mais de 63 milhões de doses aplicadas, a Campanha de Vacinação contra a Influenza atingiu, até agora, 68% da meta vacinal prevista, em relação aos grupos prioritários.
Nesta quinta-feira (29), o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, irá participar do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação e dar mais detalhes sobre a medida.