BandNews FM

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai 6 pontos em duas semanas

Em nova pesquisa BTG/FSB, petista tem 41% contra 34% de presidente

BandNews FM

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro por 51% a 39%
Em um eventual segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro por 51% a 39%
Fotos: Agência Brasil

Em duas semanas, a vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro cai seis pontos no primeiro turno da disputa ao Palácio do Planalto. É o que mostra uma nova pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (08).

No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Lula aparece com 41% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro, uma diferença de 7 pontos.  

No fim de julho, o petista tinha 44% e o presidente, 31%.

Ciro Gomes, do PDT, tem 7%; Simone Tebet, do MDB, 3%; e André Janones, do Avante, - que desistiu da disputa para apoiar Lula - 2%.

Pablo Marçal, do PROS; e Eymael, da Democracia Cristã, surgem com 1% cada.

Não pontuaram: Felipe D'Ávila, do NOVO; Vera Lúcia, do PSTU; Sofia Manzano, do PCB; Leonardo Péricles, do Unidade Popular; e Roberto Jefferson, do PTB.

Brancos e nulos somam 2%; 3% não responderam; e 5% disseram "nenhum". 

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são informados, Lula tem 38% e Jair Bolsonaro, 31%. Ciro Gomes aparece com 3% e Simone Tebet, com 1%.

Brancos e nulos totalizam 4%; 14% não sabem; e 6% disseram "nenhum".

SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro por 51% a 39%, uma vantagem de 12 pontos. No fim de julho, a diferença era de 18 pontos: 54 a 36%.  

Lula ainda bateria Ciro Gomes, por 47% a 32%; e Simone Tebet, por 50% a 29%.

Na disputa entre Ciro e Jair Bolsonaro, o ex-ministro teria 48% e o presidente, 41%. Contra Simone Tebet, Jair Bolsonaro venceria por 44% a 40%.

A pesquisa BTG/FSB ouviu dois mil eleitores, entre os dias 5 e 7 de agosto, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95% e o levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-08028/2022.

Tópicos relacionados