Uma nova variante do coronavírus importada da América do Sul foi identificada no país, de acordo com o Instituto Adolfo Lutz.
Um colombiano e um equatoriano testaram positivo para a variante colombiana VOI B.1.621, quando estavam no Mato Grosso, para acompanhar a Copa América. O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, foi palco da disputa entre a Colômbia e o Equador no dia 13 de junho.
De acordo com a assessoria do Governo de Mato Grosso, os positivados foram para o estado assistir ao jogo e a contaminação confirma que a nova variante da Covid-19 entrou no país com a realização do evento.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ainda esclarece que os estrangeiros seguiram as recomendações de isolamento e foram monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá.
O torneio terminou no último sábado e, até agora, 179 pessoas que participaram das organizações da Copa América testaram positivo para o coronavírus. O número é do Ministério da Saúde que representa, em média, 6 novos casos por dia por causa dos eventos.
Ao todo, são 36 jogadores ou membros da delegação e 137 prestadores de serviços terceirizados e 6 pessoas que fazem parte da Conmebol.