O Vaticano anuncia a convocação do tribunal criminal de dez pessoas, incluindo um influente cardeal, envolvidas no caso de financiamento fraudulento de um edifício de luxo em Londres, para julgamento.
O cardeal Angelo Becciu, que foi um dos cardeais mais influentes do Vaticano e assessor próximo do papa, comparecerá ao tribunal da Santa Sé a partir de 27 de julho, de acordo com um comunicado do Vaticano.
Ele está sendo processado por peculato, abuso de poder e suborno de uma testemunha neste caso, cujos primeiros elementos começaram a aparecer na imprensa italiana em setembro de 2019, quando o Papa Francisco pediu a demissão do religioso.
Ex-chefes de unidades financeiras do Vaticano e dois corretores foram denunciados. Todos, incluindo Cecciu, alegam inocência.
Segundo a nota liberada pela Santa Sé, os crimes causaram prejudicaram finanças da cidade-estado além de influenciar recursos destinados às obras de caridades da igreja.
As investigações apontam que o dinheiro envolvido na negociação do prédio de luxo veio do sistema que arrecada donativos para a caridade da Igreja, o Óbolo de São Pedro.