Britânicos e turistas esperam até 14 horas nesta sexta-feira (16) para participarem do velório da Rainha Elizabeth II em Londres. No início da manhã, quando a fila para entrar no salão de Westminster, no centro da capital inglesa, atingiu oito quilômetros, foi suspensa a entrada de novas pessoas no alinhamento.
O caixão da monarca fica na primeira sede do parlamento até o próximo domingo (18). O sepultamento, na capela de São Jorge, em Windsor, está marcado para segunda-feira (19). No local, já estão enterrados o marido, Phillips, e o pai da rainha, o Rei Jorge VI. Antes, na Abadia de Westminster, uma cerimônia para chefes de estado e para a família será realizada.
Nesta sexta-feira (16), o Rei Charles III, filho de Elizabeth, está no País de Gales e se reúne com líderes religiosos no Palácio de Buckingham. O monarca fará um momento de silêncio em homenagem à mãe.
No sábado, os netos da rainha vão ao velório público e farão 15 minutos de silêncio. Os príncipes Willians e Harry vão participar.
A vigília da monarca segue com a previsão de atrair 700 mil pessoas na capital do país. Desde a morte de Elizabeth, no dia 8 de setembro, muitas homenagens estão espalhadas pelo Reino Unido.
As cerimônias de despedidas da rainha que reinou por 70 anos é a maior operação policial da história de Londres, segundo as autoridades da área. O número de policiais envolvidos é maior do que o efetivo utilizado na Olimpíada de Londres.