BandNews FM

Vendas do comércio caem 3,1% em agosto, segundo IBGE

No ano, o comércio acumula alta de 5,1%, em doze meses, crescimento é de 5 %.

BandNews FM 06/10/2021 • 13:39

As vendas do varejo caíram 3,1% em agosto, na comparação com julho. A Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE foi divulgada nesta quarta-feira (6). Segundo o instituto, com muitos descontos, o consumidor antecipou as compras em julho, fazendo com que o mês seguinte registrasse a variação negativa em seis das oito atividades pesquisadas.

A principal influência negativa foi da categoria de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que registrou queda de 16%. A atividade é composta, por exemplo, pelas grandes lojas de departamento.

Segundo o IBGE, o recuo não é suficiente para retirar os ganhos dos meses anteriores.  

As duas atividades que tiveram variação positiva no volume de vendas em agosto foram de tecidos, vestuário e calçados, com alta de 1,1%, e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que registrou aumento de 0,2%.

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, avalia que a alta inflação fez com que o poder aquisitivo do brasileiro diminuísse significativamente. Além disso, os produtos com maior queda foram os alimentos e combustíveis, que registraram alta nos últimos meses.