O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, prestou depoimento nesta terça-feira (4) sobre as ofensas racistas que sofreu em um jogo contra o Mallorca, no dia 5 de fevereiro, pelo Campeonato Espanhol.
Segundo o jornal espanhol Última Hora Mallorca, o jogador brasileiro depôs por videoconferência e foi ouvido pela juíza Martina Mora, titular do Tribunal de Instrução 3 de Palma. Ele admitiu que não ouviu os insultos durante a partida, no estádio Son Moix, mas afirmou que atos racistas devem ser repudiados e faria questão de cobrar uma punição ao torcedor do Mallorca.
Imagens foram registradas no momento das ofensas e divulgadas no canal espanhol DAZN. No vídeo, um torcedor grita “Vinicius, macaco!”. Esses registros foram incluídos no processo.
O torcedor foi identificado e compareceu ao tribunal. O homem usou um capuz e uma pasta para esconder o rosto. Ao prestar depoimento à Justiça, ele admitiu as falas racistas e pediu desculpas ao jogador.
A Polícia espanhola investiga o torcedor por crime de ódio e decretou uma multa em 4 mil euros, cerca de R$ 22 mil. Além disso, ele foi banido do quadro de sócio-torcedor e está proibido de entrar em eventos esportivos durante um ano.