BandNews FM

Voluntários de pesquisas com vacinas encontram dificuldades para comprovar imunização

A falta de cadastro do grupo no Conecte SUS impossibilita emissão do passaporte da vacina

Central de Ouvintes Ricardo Boechat

Voluntários de pesquisas com vacinas encontram dificuldades para comprovar imunização
Voluntários de pesquisas com vacinas encontram dificuldades para comprovar imunização
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Voluntários que participaram das pesquisas para testes das vacinas contra a Covid-19 não conseguem comprovar que foram imunizados. Os participantes ainda não têm os dados cadastrados no aplicativo do governo federal, o Conecte SUS e outras plataformas oferecidas pelos estados e prefeituras.

Apesar de já terem recebido as doses da vacina contra o coronavírus, eles não podem ter o comprovante oficial de vacinação, o chamado passaporte da vacina.

Alguns desses entraram em contato com a “Central de Ouvintes” para relatar que estão preocupados e que sofrem várias restrições, inclusive no trabalho. 

Sem uma carteirinha de vacinação, a psicóloga Andrea Souza, que participou do teste da Coronavac, não consegue comprovar sua vacinação através do software.

“Nossos dados não foram atualizados. A gente não tem carteirinha e não tem previsão”, conta Andrea.

A situação ocorreu de forma semelhante com o empresário Rogério Berziganian. Ele e a esposa participaram da pesquisa da vacina da Pfizer e não têm acesso ao passaporte da vacina. 

 “Apesar da gente ter um calendário à parte. Nós dois tomamos as doses. Quando eu me conectei no Conecte SUS e no E-saúde, percebi que as minhas doses não estavam lá”, disse.

Procurada pela Central de Ouvintes, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que o os voluntários de estudos clínicos podem acessar a carteirinha digital, no aplicativo Poupatempo Digital.

O documento contém informações sobre as doses, data da vacinação, o profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada.

Pelo aplicativo é possível baixar e fazer a impressão da carteira digital, caso seja necessário. Ela já vem com um QR Code, que comprova os dados do cidadão.

Atualmente, o Ministério da Saúde ainda não possui campo específico no “Conecte SUS” para os voluntários.

Tópicos relacionados