A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada nesta quinta-feira (13) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a pagar uma indenização de R$ 20 mil à ex-deputada federal Manuela D’Ávila, após veicular uma montagem de Manuela a chamando de "genocida".
A publicação foi feita no ano passado. Junto de D’Ávila estão as deputadas federais Sâmia Bomfim e Talíria Petrone, caracterizadas com chifres e olhos vermelhos.
A ex-deputada se manifestou pelas redes sociais. “Ter a imagem associada ao diabo, ao mal maior, é algo frequente quando somos vítimas de campanhas permanentes por parte dos grupos de extrema direita”.
“A indenização não paga (nem apaga) o que eu e minha família vivemos juntos nos últimos anos. Não apaga a violência, as ameaças, as consequências reais na minha saúde física e mental por sofrer esses ataques misóginos virtuais. Mas, de algum modo, faz justiça”, completou.
Manuela D’Ávila tem sido alvo de conteúdos de ódio nas redes sociais desde a disputa à vice-presidência ao lado de Fernando Haddad (PT), em 2018. Em fevereiro deste ano, ela foi convidada a presidir um Grupo de Trabalho do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania que tem como objetivo combater a disseminação de ódio e o extremismo.