Após ser aprovado pelo Senado, Cristiano Zanin terá conversa com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, sobre os trâmites para marcar a data de posse dele na Corte.
O encontro será na tarde desta quinta-feira (22), no prédio do STF, em Brasília.
O advogado teve o nome aceito por 58 votos a 12 na quarta-feira (21). Na Comissão de Constituição e Justiça, o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi sabatinado por mais de oito horas e recebeu 21 votos favoráveis e cinco contrários.
Zanin e Rosa conversaram após a aprovação por telefone e, na ocasião, marcaram o encontro para discutir os detalhes da posse. Ele assume a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.
Por meio de nota, a ministra parabenizou o jurista e destacou a trajetória do colega: “com uma carreira brilhante na advocacia, estou certa de que contribuirá para o fortalecimento da democracia constitucional em nosso país”.
O ministro Alexandre de Moraes também escreveu para parabenizar Zanin: “tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte".
Os indicados de Jair Bolsonaro para o STF, André Mendonça e Kássio Nunes Marques, também escreveram mensagens para o novo membro.
Cristiano Zanin, que tem 47 anos, pode ficar no cargo por 28 anos, quando terá que se aposentar compulsoriamente.