
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que houve um ataque de drones russos na região da usina nuclear de Chernobyl, causando danos na estrutura de contenção na última quinta-feira (13). A usina está localizada na fronteira da Ucrânia com a Belarus.
O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia informou que os limites de radiação permanecem dentro dos limites normais.
A Agência Internacional de Energia Atômica disse que antes das duas da manhã, a equipe no local “ouviu uma explosão vinda do Novo Confinamento Seguro, que protege os restos do reator quatro da antiga usina nuclear de Chernobyl, causando um incêndio”.
Na quinta-feira, os militares ucranianos relataram que a Rússia disparou 133 drones contra a Ucrânia, sendo que 73 foram abatidos e 58 não atingiram os alvos. Os dados estão alinhados à média recente em relação aos envios dos equipamentos.
O presidente ucraniano ainda destacou em publicação nas redes sociais que a atitude russa de ataques noturnos de drones à infraestrutura ucraniana correspondiam que o presidente russo Vladimir Putin “definitivamente não está se preparando para negociações, ele está se preparando para continuar enganando o mundo”.