
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sugeriu uma troca de territórios entre seu país e a Rússia, em prol de um acordo de paz dos dois países.
Zelensky espera a ajuda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que as negociações sejam concluídas com sucesso.
“Se estivermos falando de um acordo, vamos fazê-lo, somos a favor”, disse o líder ucraniano em entrevista ao The Guardian nesta segunda-feira (10). “Os americanos foram os que mais ajudaram e devem receber mais. Quero conversar com o presidente Trump sobre isso”, concluiu.
A região de Kursk é menor que as áreas ucranianas controladas por Moscou. Isso indica que mesmo que troca seja bem-sucedida, as hostilidades continuariam.
Em 2024, tropas ucranianas invadiram a região de Kursk. Foi a primeira vez que a Ucrânia reconheceu formalmente um ataque ao território inimigo.
O ataque foi descrito como um dos mais ousados do conflito, o que fez com que o presidente russo, Vladimir Putin, readaptasse seus planos de guerra de forma emergencial.