Um em cada quatro trabalhadores do Rio de Janeiro atuam em regime totalmente remoto. Segundo um levantamento encomendado pelas plataformas de moradia QuintoAndar é ImovelWeb, o dado se soma ao fato de que 36% dos cariocas atuam no formato híbrido. Ou seja, trabalham parte em casa e outra no escritório.
Por sua vez, o total daqueles que fazem home office - trabalham de casa pelo menos um dia por semana - é ainda maior: 62%. Nesse quesito, o Rio só fica atrás do estado de São Paulo.
O gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, Thiago Reis, aponta mudanças no mercado.
“Isso mostra um pouco da mudança que a pandemia trouxe na dinâmica de trabalho da cidade. As pessoas têm voltado a atuar presencialmente mas a casa passou a ocupar um lugar muito importante, não só de moradia, mas de encontro, de receber familiares mas também como um local de trabalho.”
De acordo com a pesquisa, os cariocas são aqueles que possuem o maior poder de escolha em todo o país, em comparação com São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.
A tendência de aumento nos interessados em trabalhar em casa acompanha o pós-pandemia. Apesar de estarem voltando aos poucos aos escritórios, antes da crise sanitária apenas 7% faziam home office de modo exclusivo e só 15% atuavam de forma híbrida no Rio. Hoje 56% preferem trabalhar pelo menos um dia de casa.
Thiago Reis, destaca a versatilidade do ambiente doméstico.
“É uma realidade diferente de três, quatro anos atrás, antes da crise sanitária. Então, as empresas precisam lidar com esse novo cenário. A gente vê na pesquisa que sexta-feira, por exemplo, as pessoas podem, né? Tem trabalhado cada vez mais de casa. É uma reorganização do modo de trabalho e do papel da moradia nisso tudo.”
Sexta-feira
De acordo com a pesquisa, a sexta-feira é o dia em que os cariocas mais trabalham de casa. 37% dos entrevistados afirmaram que conseguem fazer o home office neste dia da semana. Já trabalhar no escritório na sexta é uma realidade para 48% dos entrevistados - o dia é o menos citado entre todos da semana.
A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online. Foram entrevistados 1.914 brasileiros, com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, nas 27 capitais do Brasil. No Rio, 207 pessoas foram ouvidas. O levantamento, feito de 31 de agosto a 18 de setembro, tem margem de erro de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.