25 mil denúncias de violação contra crianças foram registradas no ano passado

Os dados revelam uma média de 139 denúncias por dia

Por Priscila Xavier

25 mil denúncias de violação contra crianças foram registradas no ano passado
25 mil denúncias de violação contra crianças foram registradas no ano passado
Elza Fiuza/Agência Brasil

O relatório do Núcleo Ciência pela Infância, que reúne seis organizações envolvidas com o tema, apontou que mais de 25 mil denúncias de violação contra crianças de até seis anos foram registradas somente no primeiro semestre de 2022 em todo o país. Os dados revelam uma média de 139 denúncias por dia.  

De acordo com o estudo, as agressões físicas e psicológicas ainda estão entre os principais tipos de violências cometidas contra os pequenos. Além disso, o estudo também apontou que em 57% dos casos a agressão foi cometida pela mãe da vítima.

Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que integra o estudo, os danos provocados por esse tipo de violência podem ser irreparáveis.

O documento também revelou que, por dia, mais de sete crianças de até 13 anos foram vítimas de estupro no país no primeiro semestre de 2022. Já no ano anterior, em 2021, mais de 60% do total de casos desse tipo de crime foram cometidos contra crianças dessa mesma faixa etária.

Segundo Mariana Luz, é dever de toda a sociedade garantir a proteção e a segurança dessas crianças e adolescentes.

Em julho, o Governo Federal sancionou a lei que institui o mês de agosto como o mês dedicado a ações de promoção e conscientização da primeira infância. Durante esse período, a prioridade dos governos, inclusive estadual e municipal, é promover políticas públicas para esse grupo.

Mais notícias

Carregar mais