Notícias

26% das casas em favelas do Rio não possuem estrutura formal de banheiro

Casas em questão não possuem vaso sanitário, chuveiro e pias, e serão atendidas pelo programa Na Régua, iniciativa do governo do Estado

Leonardo Macachero

Segundo especialistas, dado expõe desigualdade social no Brasil
Segundo especialistas, dado expõe desigualdade social no Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um levantamento do Governo do Rio aponta que 26% das casas em favelas do Estado não possuem estrutura formal de banheiro, com vaso sanitário, chuveiro e pias.

O numero faz parte de um censo feito com moradores de 17 comunidades que serão atendidas pelo programa Na Régua, iniciativa do governo do Estado em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que visa oferecer melhorias habitacionais.

Esse dado expõe a desigualdade social no Brasil e coloca em risco a saúde de quem vive nessa situação, como explica o sanitarista especializado em saúde pública, Paulo Renato Vaz.

O estudo aponta ainda que um a cada quatro domicílios tem mais de três moradores por quarto. Além disso, 72% dos domicílios visitados são chefiados por mulheres, e 29% abrigam famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 100.

Até o momento, o programa atendeu quase 3 mil residências. Segundo o governo do Estado, a meta é auxiliar cerca de 10 mil famílias com serviços de impermeabilização contra infiltrações, pintura, assentamento de revestimentos e instalação hidrossanitária.