Mais de 70 mil visitantes e mil supermercadistas devem passar pela 35ª Super Rio Expofood

O evento vai do dia 18 a 20 de março e reúne palestrantes, especialistas e tomadores de decisão

Ericka Levigard

Super Rio Expofood
Divulgação / Gilvan de Souza

Mais de 70 mil visitantes e mil supermercadistas de 16 países devem passar pela Super Rio Expofood. A expectativa é da Associação de Supermercados do Rio.

O evento, que teve início nesta terça-feira (18), acontece até quinta (20), no Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense. Segundo a Asserj, a feira é idealizada pra que empresas possam apresentar produtos e serviços, além de fechar parcerias.

O governador Cláudio Castro esteve presente na abertura do evento. Durante a agenda, o político ressaltou a importância de incentivar o empreendedorismo no Rio, como forma de estimular a economia no estado.

Quando a gente incentiva o nosso empreendedor, quando a gente incentiva o nosso empresário, quando a gente dá a ele a base do subsídio, o empreendedor vai longe. O Estado realmente hoje passou a ser parceiro do setor, todo setor produtivo.

O tema deste ano é "Além do Essencial", com debates sobre o futuro do varejo em meio à escalada do preço dos alimentos. De acordo com a ASSERJ, os supermercadistas devem enfrentar algumas dificuldades.

Em janeiro, o valor da cesta básica subiu quase 3%, no Rio de Janeiro, chegando a  802 reais e 88 centavos. Foi o quinto mês consecutivo de alta e a maior inflação desse período.

O presidente da associação, Fábio Queiroz, afirma que é preciso encontrar uma solução para que o plano de negócios dos estabelecimentos e empresas fique alinhado com o menor preço possível.

 No momento onde a alta de preços permeia os noticiários e supermercados foram feitos para vender muito e não para vender caro, juntar os atores é a solução para o diálogo para que a gente possa colocar nas gôndolas os melhores preços, as melhores oportunidades. Uma série de soluções e discussões técnicas para que o plano de negócios fique alinhado com o menor preço possível. É o Rio no mundo, o mundo no Rio sempre com os olhos aos negócios.

Durante o evento, as marcas debatem as constantes mudanças do mercado, além de propor novidades aos consumidores e também negociar com outras empresas.

A gerente de marketing da marca Da Colônia, Luane Roquete, explica que a Super Rio Expofood é um espaço que permite o networking e de união, entre as indústrias.

Que é um espaço que a gente consegue receber fornecedores, receber propostas, receber ideias, olhar pro vizinho, também já fazer parceria. Realmente, às vezes, não é a questão de uma cópia, mas de unir as forças de indústrias. Então, a feira contribui muito pra gente ir buscando essas referências e agregando no nosso portfolio.

Uma das novidades apresentadas neste ano é um enérgetico que tem sabores de drinks, mas sem álcool. Segundo a diretora comercial da Baly, Dayane Titon, a feira é uma forma de criar uma conexão com novos clientes.

 Nós entendemos que é um momento em que a proximidade com cliente de conexão, de olho no olho e assim também nasce muita inovação e nós viemos pela terceira vez participando da Super Rio, que ano passado já foi incrível e o mercado teve uma movimentação muito grande para a categoria de energéticos, tanto que nós crescemos aqui no Rio de Janeiro mais de 100%, três casas decimais, então é uma forma de a gente estar em contato com o nosso público e o nosso cliente.

A edição de 2025 da Super Rio Expofood conta mais de 500 marcas expositoras.  O evento aconetce 20 de março. A expectativa é movimentar 6 bilhões de reais em negócios.

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