Mais de quarenta pedidos foram feitos por moradores da Zona Sul pela Central 1746 da Prefeitura para a manutenção nos brinquedos de parques da região. A informação é da Secretaria de Transformação Digital e Integridade Pública.
Um dos locais citados pelos moradores foi a Praça Assunção, em Botafogo. No último sábado (5), a Subprefeitura da Zona Sul revitalizou o espaço, após denúncias de depredação e vandalismo. Para a reforma, o Município informou que foi preciso realizar uma série de intervenções, como limpeza de placas que foram pichadas logo após a instalação.
Também em Botafogo, a Praça Compositor Mauro Duarte requer ações, segundo os moradores. Maíra Menezes, de 41 anos, é mãe de uma criança de 5 anos e costuma frequentar as pracinhas do bairro.
Ela ressalta que diversos brinquedos estão quebrados.
"A importância da manutenção das praças é fundamental. É fundamental que a praça esteja bem cuidada para se usar, porque se o brinquedo está quebrado ou se está faltando uma parte do escorrega, se a gangorra não tem onde segurar, o prego está para fora... A criança pode se machucar. O que acontece muitas vezes também é, por exemplo, você vai em um parque ou em uma praça, e não tem nenhum balanço. Você não vai voltar lá. Se pessoas param de ir, você perde aquele espaço, e a praça é um espaço de lazer importante para as crianças, é saudável brincar ao ar livre".
Já no Jardim Botânico, houve ação dos próprios moradores para a melhoria de brinquedos de madeiras de cinco praças diferentes. A iniciativa teve como motivação a denúncia de uma mãe, que tirou fotos dos equipamentos quebrados.
O Presidente da Associação de Amigos do Jardim Botânico, Heitor Wegmann, recebeu as imagens e apresentou um projeto para a diretoria da associação. Ele afirma que as reformas foram feitas com o auxílio dos moradores associados.
"Eu recebi a foto de um brinquedo da praça Almirante Custódio de Melo, de uma mãe. No brinquedo estava faltando algumas madeiras que a criança podia cair, e também de parafusos e pregos enferrujados. Então nós reformamos os brinquedos de cinco praças. Com a anuidade de 120 reais por ano, o morador associado contribui para a associação cerca de 10 reais por mês. Com essa verba a gente conseguiu juntar e pagar essa reforma dos brinquedos para que as crianças possam brincar com segurança nos espaços públicos que tem aqui no bairro".
Em nota, a Subprefeitura da Zona Sul disse que está sempre atenta às demandas de conservação das praças e que recebe demandas por meio do canal 1746 e pela página no Instagram.