Notícias

41,8% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil são por Covid-19

A informação faz parte da nova edição do Boletim Infogripe, divulgado nesta sexta-feira (20) pela Fundação Oswaldo Cruz

Gustavo Sleman 20/05/2022 • 21:28
Boletim Infogripe foi publicado pela Fiocruz
Boletim Infogripe foi publicado pela Fiocruz
Leonardo Oliveira/Fiocruz

A Covid-19 já corresponde a 41,8% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados nas últimas quatro semanas no Brasil. A informação faz parte da nova edição do Boletim Infogripe, divulgado nesta sexta-feira (20) pela Fundação Oswaldo Cruz. A análise é referente ao período dos dias 8 a 14 de maio.

O estudo indicou ainda que 35% do total de infecções são de Vírus Sincicial Respiratório, que atinge principalmente bebês e crianças pequenas. 

Diante do novo cenário, que dessa vez impacta a população adulta, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta a rede laboratorial de todo país para que haja uma identificação adequada de qualis vírus estão associados a essa mudança de tendência recente.

De acordo com o levantamento, entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% para Influenza A e de 0,4% para Influenza B.

Já em relação a mortes, a presença destes vírus entre os casos positivos foi de 79,5% para a Covid-19 e 6,6% para o Vírus Sincicial Respiratório. Segundo o boletim, a curva nacional de casos manteve  sinal de crescimento nas tendências de longo e curto prazo.