70% dos moradores do RJ pretendem negociar desconto na compra ou aluguel de imóveis

O levantamento diz que 68% dos proprietários de imóveis na região coloca os imóveis para alugar ou vender já pensando em conceder desconto

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

70% dos moradores do RJ pretendem negociar desconto na compra ou aluguel de imóveis
Mais da 50% dos enterevistados afirma que o preço é determinante
Alexandre Macieira/Riotur

Sete em cada dez moradores da Região Metropolitana do Rio esperam conseguir desconto na negociação do aluguel ou na compra de imóvel. O dado é de uma pesquisa do Datafolha em parceria com o QuintoAndar.

O estudo revela ainda que 68% dos proprietários de imóveis na região colocam os imóveis para alugar ou vender já pensando em conceder desconto. Destes, 73% esperam oferecer um desconto de 5% a 10% do valor pedido. Isso é explicado por Thiago Reis, gerente de dados do Grupo QuintoAndar.

A questão do sobrepreço é algo cultural no Brasil, e a pesquisa da Datafolha só reforça essa percepção de que os proprietários de fato colocam uma gordura no valor anunciado já com a intenção de negociar. O problema é que essa prática pode ter impactos supernegativos e até diminuir o número de transações, pois quem está comprando ou alugando não sabe ao certo se o preço está realmente inflacionado e, se houver desconto, quanto o proprietário está disposto a ceder.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados afirma que o preço é determinante na hora de tomar uma decisão. Além disso, 81% das pessoas ouvidas afirmaram ser difícil conseguir informações precisas sobre o preço de um imóvel.

Para 50% dos inquilinos e compradores, encontrar um imóvel que se encaixe no orçamento é uma das maiores dificuldades.

Esse foi o caso de Keylla Marques. Ela procurou por mais de um mês um apartamento para morar com o namorado, mas só conseguiu se mudar quando a irmã dela colocou o imóvel onde morava para alugar.

No começo, foi bem complicado. Perto do local onde eu morava antigamente, foi difícil achar um apartamento, porque agora vejo mais pessoas comprando na planta ou vendendo, não vejo muitos alugando. Além de ser difícil, as áreas isoladas e o difícil acesso a transporte público tornaram tudo mais complicado. Então, como o apartamento já é de um familiar meu, consegui alugar por um preço um pouco mais barato.

A pesquisa entrevistou 300 inquilinos, compradores, vendedores e proprietários de imóveis na Região Metropolitana do Rio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais