Notícias

71% dos pequenos negócios no Rio usam a internet para vender produtos e serviços

Pesquisa do Sebrae aponta que, durante crise da pandemia, empresas do Estado procuraram investir em melhorias e em inovação digital

Mariana Albuquerque*

Redes sociais, aplicativos e sites da internet são utilizados para o comércio
Redes sociais, aplicativos e sites da internet são utilizados para o comércio
Marcelo Camargo/Agência Brasil

71% dos pequenos negócios do Estado do Rio utilizam redes sociais, aplicativos ou a internet, o que engloba WhatsApp, Facebook e Instagram, para vender produtos ou serviços.

É o que mostra uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, no Rio de Janeiro. Ela aponta que, durante a crise da pandemia, as empresas do estado procuraram investir em melhorias diversas e também em inovação digital.

O levantamento mostra que 40% dos pequenos negócios, por exemplo, adquiriram novas máquinas e equipamentos que não são de informática, 23% em instalações, 22% compraram equipamentos de informática e 18% investiram na ampliação do espaço físico, 15% em treinamento dos sócios, 13% em software, 12% em treinamento de empregados e 9% investiram em veículos novos.

Mesmo apostando nos canais digitais e realizando novos investimentos para os negócios, 45% dos empreendedores relatam que ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio. Em contrapartida, para 23%, as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 14% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram e 18% acham que o pior já passou.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel