73% dos bares e restaurantes do Estado do Rio de Janeiro registraram equilíbrio financeiro ou lucro em julho. A pesquisa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que indica ainda que houve redução de 11% de estabelecimentos com as contas negativas, na comparação com o mês anterior.
Pela primeira vez no ano, os empresários registraram mais lucro do que prejuízo. Ainda segundo a Abrasel, foi o maior faturamento em 2022. No entanto, em média, as empresas precisam gastar 17,5% do que recebem para pagamento de dívidas bancárias.
A inflação continua sendo uma das maiores preocupações do setor com 65% dos estabelecimentos sem reajuste dos preços em relação ao índice acumulado do ano.
O proprietário de um estabelecimento que tem unidades nas Zonas Oeste e Sul do Rio, Hélio Borba, relata que o mercado aqueceu nos últimos meses no setor. No entanto, o empresário ressalta que o custo aumentou depois de dois anos sem movimento, mas não é possível repassar tudo para os clientes.
Em relação ao quadro de funcionários, quase 90% das empresas pretendem manter o atual número de empregos ou até contratar novos profissionais ainda em 2022.
A Abrasel destaca ainda que 80% dos bares e restaurantes estão com empréstimos vigentes. Entre eles, 28% não conseguem pagar as parcelas conforme calendário estabelecido com a instituição bancária.
*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel