95% dos ônibus municipais do Rio já utilizam o sistema de bilhetagem 'Jaé'

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, as empresas tiveram até o último dia 19 para implementarem o sistema nas linhas

Por Daniel Henrique

95% dos ônibus municipais do Rio já utilizam o sistema de bilhetagem 'Jaé'
Bilhetagem Jaé
Divulgação/Prefeitura do Rio

Noventa e cinco por cento dos ônibus municipais do Rio já contam com validadores de cartões do novo sistema de bilhetagem digital, o 'Jaé'. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, as empresas tiveram até o último dia 19 para implementarem o sistema nas linhas, sob risco de não receberem o subsídio pago pelo município.

No entanto, o Jaé parece ainda não ter caído nas graças dos cariocas. Nos pontos de ônibus da Cidade Nova, região Central do Rio, os passageiros dizem não usar ou até mesmo não conhecer o novo sistema de bilhetagem.

Os motoristas também dizem que apesar dos validadores terem sido instalados, a adesão ainda é baixa.

Além dos ônibus municipais, a nova bilhetagem também funciona no BRT, VLT, vans municipais e nos chamados cabritinhos.

Segundo a Prefeitura, a implementação do Jaé vai dar ao município o controle da arrecadação das tarifas, assim como o monitoramento da demanda de passageiros, dando mais transparência financeira e dados para o planejamento e melhoria dos serviços.

Apesar da novidade, o RioCard segue funcionando normalmente, sem previsão de que deixe de ser aceito.

A Secretaria Municipal de Transportes diz que a fase de transição entre os dois sistemas vai durar, no mínimo, três meses após a implantação completa do Jaé, mas que, mesmo assim, a RioCard não vai necessariamente deixar de operar nos modais municipais depois desse período, a depender da adaptação dos usuários.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais