Após sete anos de abandono, a Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana ainda não tem um prazo para a retomada das obras da estação de metrô da Gávea, na Zona Sul do Rio.
Segundo o secretário Washington Reis, a pasta tem realizado negociações com o consórcio responsável pela construção, mas ainda não houve acordo. Uma reunião deve ser realizada com o governador Cláudio Castro para definir o futuro do espaço. O político admite que a situação é uma vergonha para o estado do Rio.
A estação deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos de 2016, mas a construção foi paralisada em 2015. A obra já custou R$ 9,5 bilhões aos cofres do estado.
Em janeiro de 2018, como não havia previsão para a retomada dos trabalhos, os engenheiros decidiram encher os buracos com água, para evitar desmoronamentos. Em 2021, porém, um estudo da PUC-Rio apontou que a estação tinha risco de afundamento.
Apesar de o consórcio responsável afirmar que monitora regularmente a situação do local, a falta de ação do poder público e o abandono da obra preocupam os moradores do entorno.