Abandono escolar: cerca de nove milhões de pessoas não completam o ensino médio

O dados são do IBGE referentes ao ano de 2023

Por Bruna Navarro

Abandono escolar: cerca de nove milhões de pessoas não completam o ensino médio
Sala de aula
Amanda Perobelli/Reuters

Nove milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade não completaram o ensino médio no Brasil em 2023, segundo o módulo anual de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo IBGE. Destes, 27,4% se declaravam brancos e 71,6% pretos ou pardos.

A coordenadora de politicas educacionais do Todos pela Educação Natalia Fregonesi explica que a evasão escolar é um fenômeno recorrente no Ensino Médio. Segundo ela, as desigualdades escolares estão alinhadas com as diferenças étnico-racial.

Para 53,4% dos homens, o principal motivo para largar a escola foi a necessidade de trabalhar, seguido pela falta de interesse em estudar (25,5%). Já para as mulheres, o principal motivo foi também foi a necessidade de trabalhar (25,5%), seguido pela gravidez (23,1%).

É o caso da camareira Cristiane Martins, que precisou abandonar os estudos ainda aos 15 anos. Ela diz que tanto ela quanto a irmã precisaram trabalhar para ajudar a mãe com as despesas de casa.

Em 2023 havia 9 milhões de pessoas com 15 anos ou mais analfabetas e uma taxa de analfabetismo de 5,4%. Essa taxa recuou 0,3 ponto porcentual frente à de 2022 (5,7%), o que significa dizer que há cerca de 232 mil analfabetos a menos no nosso país.

Já a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que terminaram a educação básica obrigatória, ou seja, que concluíram pelo menos o ensino médio, manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 54,5% em 2023.

Mais notícias

Carregar mais