Notícias

Ação integrada de órgãos prende suspeitos no Jardim de Alah, Zona Sul do Rio

Homens foram detidos por desacato e porte de arma branca e um deles, identificado como "Menor do Ouro', tem pelo menos 15 passagens pela polícia

Priscila Xavier

Suspeitos foram detidos nas redondezas do Jardim de Alah, Zona Sul do Rio
Suspeitos foram detidos nas redondezas do Jardim de Alah, Zona Sul do Rio
Google Maps

Após denúncia da BandNews FM, um homem é preso durante uma ação integrada de órgãos do Governo do Estado, nas proximidades da Praça Jardim de Alah, localizada entre os bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio.

O homem, identificado como "Menor do Ouro", tem pelo menos 15 passagens pela polícia. Além dele, outros 3 suspeitos foram detidos por desacato, porte de arma branca. Contra um deles, havia um mandado de prisão em aberto. Os agentes também encontraram, com outras 36 pessoas, armas brancas, facas e até um machado.

A região é alvo de constantes denúncias de ouvintes que, além de reclamarem do abandono do local, também destacam a insegurança ao passar pelo trecho que, inclusive, conta com uma estrutura da Comlurb.

Uma parte do local foi revitalizada, em 2018. Mas, mesmo o trecho que recebeu as obras já apresenta problemas, como a falta de gradil e a ferrugem, que já toma parte da estrutura. A outra parte ainda aguarda por melhorias até hoje.

Além desses problemas, outro cenário também chama a atenção que quem passa pela região. Uma montanha de areia se formou às margens do Canal do Jardim de Alah. Como os resíduos do canal não são levados para um local ideal de forma imediata, em dias de chuva, todo o trabalho vai direto para o ralo. Ou melhor, volta direto para o canal.

A reportagem da BandNews FM procurou a Subprefeitura da Zona Sul, que vistoriou o local na sexta-feira. Em nota, a pasta informou que um processo de licitação para a iniciativa privada está aberto e que a empresa vencedora vai poder explorar a praça por 35 anos. O resultado da licitação deve sair no mês que vem.

Já a Comlurb disse que uma gerência própria funciona no trecho para garantir o serviço diário e que a limpeza é feita todos os dias, incluindo a varrição em dois turnos.

Por meio de nota, a Fundação Rio-Águas disse que segue trabalhando no desassoreamento do Canal do Jardim de Alah. A areia retirada do canal é depositada temporariamente nas margens e é devolvida à praia. O acúmulo deve-se ao período de ressacas. A próxima operação de retirada da areia das margens está prevista para ocorrer na quarta-feira, 10, com o auxílio de caminhões e exige esquema especial de trânsito.