Até sexta-feira (30) o Aeroporto do Galeão vai transmitir nas televisões do terminal 2 uma campanha de prevenção contra o desaparecimento de crianças e adolescentes.
A iniciativa, em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), elenca atitudes que podem ser realizadas para evitar novos incidentes, como a emissão da carteira de identidade desde a primeira infância; identificação de crianças, com pulseiras ou crachás.
Os responsáveis também devem sempre aguardar que a criança entre no local de destino, como em escolas, festas e casas de amigos; e pedir a presença de uma autoridade, caso perceba que uma criança está sozinha.
Além disso, o material informativo apresenta uma série de medidas que devem ser tomadas em casos de crianças desaparecidas.
A legislação federal determina que a investigação e busca por crianças e pessoas com deficiência desaparecidas comecem logo após o registro de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas para a comunicação do desaparecimento.
Segundo a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), 182 novos casos de desaparecimentos foram registrados no ano de 2021. O aumento é de mais de 100% na comparação com 2019, por exemplo. Os dados apontam ainda que a cada 10 registros, 9 são solucionados.