BandNews FM Rio de Janeiro

Alunas do I.E. Carmela Dutra, em Madureira, denunciam assédio por professores

Nesta sexta (25), houve um protesto em frente à escola, com cartazes com frases como "Nosso uniforme não é convite"

Gabriela Morgado

Secretaria de Estado de Educação disse que abriu uma sindicância Google Maps
Google Maps

Alunas do Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, na Zona Norte do Rio, denunciam assédio por professores do colégio estadual de formação de docentes. Segundo os relatos dados à BandNews FM, professores tocam as estudantes sem permissão e fazem comentários de duplo sentido. Ainda de acordo com as alunas, alguns chegam a culpar os uniformes pelo comportamento. As roupas são uma saia ou calça azul, meia três-quartos e uma blusa branca.

Uma estudante, que foi autorizada pela responsável a dar entrevista, afirma que os assédios acontecem até mesmo por membros da diretoria. A jovem teve a voz distorcida e a identidade preservada.

Os estudantes relatam ainda que foram gravados dois vídeos que mostram comportamentos inadequados de docentes. Um deles teria encostado o corpo na mesa de modo inapropriado ao dar aula.

As aulas começaram no dia 7 de fevereiro. Uma aluna contou à mãe que uma das professoras chegou a falar para as estudantes terem cuidado na escola. A responsável, que também teve a identidade preservada e a voz distorcida, disse cogita tirar a filha do colégio.

Com as denúncias, a direção do Instituto Carmela Dutra chegou a realizar uma reunião nesta quinta-feira (24) com os pais e adolescentes.

Nesta sexta (25), as alunas fizeram um protesto em frente à escola, durante a tarde. O grupo foi até o Parque Madureira, a cerca de três quilômetros do instituto, com cartazes com frases como "Nosso uniforme não é convite".

Segundo comentários nas redes sociais e o relato de uma ex-aluna à BandNews FM, casos de assédio já acontecem no instituto há pelo menos 18 anos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que abriu uma sindicância para apurar o acontecimento. Segundo a pasta, a Secretaria recebeu apenas uma denúncia sobre um professor, que foi afastado da sala de aula.

Mais notícias

Carregar mais