Com bloqueio no orçamento, alunos da Universidade Federal do Rio relatam preocupação com a situação da universidade e abandono dos campi. Segundo a UFRJ, o corte feito pelo Governo Federal soma mais de R$ 15 milhões.
Nesta segunda-feira (5), a reportagem da BandNews FM esteve no campus do Fundão, na Zona Norte do Rio, e encontrou grama alta, goteiras, poças d'água, elevadores e cadeiras quebrados e buracos nos halls de entrada dos prédios. O abandono atrapalha a vida dos alunos que dependem de acessibilidade.
A estudante de Letras Raissa Curitiba está com o pé torcido e tem dificuldade para chegar até às salas de aula que não ficam no térreo.
No último fim de semana, a UFRJ publicou uma nota afirmando que não consegue realizar os pagamentos de bolsas estudantis, auxílios, contas de água e luz e serviços terceirizados, como de limpeza e segurança.
Além dos problemas enfrentados pelos alunos para estudar, o bloqueio também gerou atraso e paralisação de pesquisas importantes, como conta o estudante de Arquitetura e Urbanismo Lucas Lima.
Outros institutos federais também estão sofrendo com cortes no orçamento pelo Governo Federal.)) O colégio Pedro II também teve mais de R$ 11 milhões bloqueados. Assim como a UFRJ, o colégio informou que não tem como pagar os fornecedores e as bolsas dos estudantes.
Até esta terça-feira (6), a administração central da UFRJ participa de reuniões sobre o assunto. A universidade informou que, na quarta-feira (7), a reitora Denise Pires vai a Brasília com representantes de outras instituições federais para tentar reverter a medida.
Procurado, o Ministério da Educação não respondeu.