Americanas comunica substituição de empresa de auditoria contábil

Então responsável por avaliar balanços da companhia, PwC é investigada por ter atuado no escândalo de fraudes contábeis da varejista

Por João Videira (sob supervisão)

Americanas comunica substituição de empresa de auditoria contábil
Fachada de unidade das Lojas Americanas
Sergio Moraes/Reuters

A Americanas comunica ao mercado a substituição da empresa responsável por executar a auditoria das demonstrações financeiras de 2022 e refazer as de 2021 devido ao episódio de fraude contábil na companhia.

Com a mudança, aprovada no Conselho de Administração da Americanas nesta terça-feira (27), a PricewaterhouseCoopers (PwC) deixa a função para que a BDO assuma.

A PwC é suspeita de atuar para dificultar a descoberta da fraude na Americanas. Em depoimento à CPI que investiga o escândalo, o CEO da varejista, Leandro Coelho Pereira, chegou a afirmar que há indícios de que a empresa de auditoria tenha participado do esquema. 

O objetivo da auditoria nos balanços de companhias de capital aberto é informar a realidade econômico-financeira, além de avaliá-los.

Em comunicado, a Americanas disse não fazer qualquer julgamento acerca da natureza ou extensão da participação das empresas de auditoria no episódio.

Mais notícias

Carregar mais