Análise do Galeão mostra que Rio deve registrar recorde no números do turismo

A informação é do ministro Celso Sabino, que participou do programa 'Bom Dia, Ministro' na manhã desta quarta-feira

Por João Boueri

Análise do Galeão mostra que Rio deve registrar recorde no números do turismo
Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A cidade do Rio de Janeiro deve voltar a registrar recorde nos números do turismo ao longo de 2024. A informação é do ministro Celso Sabino, que participou do programa "Bom Dia, Ministro" na manhã desta quarta-feira (19).

A análise vai ao encontro dos recentes números do Aeroporto Internacional Tom Jobim. O Galeão registrou aumento de 30% no número de passageiros internacionais no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da concessionária RIOgaleão.  

Doze empresas (JetSmart, Latam, British Airways, ITA Airways, Delta, Sky, GOL, American Airlines, Iberia, Aerolineas Argentinas, Copa e TAP) aumentaram ou anunciaram aumento das operações no terminal no período.  

A RIOgaleão também registrou aumento de 29% na carga doméstica movimentada pelas empresas aéreas Azul, Gol e Latam no primeiro trimestre do ano. Três mil e novecentos novos postos de trabalho foram criados no aeroporto entre março de 2023 e o mesmo mês de 2024.

Durante a manhã desta quarta-feira (19), o ministro do Turismo também destacou que a procura por pacotes em sites especializados na capital fluminense aumentou mais de 20% no início deste ano, na comparação com 2023.  

Celso Sabino comentou sobre o momento do turismo no Rio de Janeiro.

Sem ser questionado, o ministro Celso Sabino citou uma pesquisa divulgada no início do ano que aponta o Brasil como o 15º país mais seguro para viajar em 2024 e o primeiro na América do Sul.  

No ano passado, o Rio de Janeiro passou a abrigar desde o final do ano passado o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas e Caribe. A iniciativa foi pensada para melhorar as ações e as políticas para impulsionar o turismo em toda a região.

Nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil atingiu o melhor resultado na movimentação de passageiros na aviação civil desde 2019. A informação consta no relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil. No ano passado, a movimentação na aviação brasileira já havia atingido a melhor marca dos últimos quatro anos, quando o número de passageiros atingiu a marca de 112,6 milhões no mercado doméstico e internacional.

Com o aumento do turismo, cresce também a procura dos sets de filmagem por gravações na capital fluminense. A cada dia, pelo menos 21 sets de filmagem trabalharam nas ruas, praias, parques e praças da cidade do Rio em 2023. Os dados da Prefeitura do Rio. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais