O leilão de transmissão de energia realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica teve os nove lotes arrematados. A expectativa é de R$ 15 bilhões e 700 milhões de reais em investimento.
Segundo o Ministro de Minas e Energia, a negociação vai contribuir para investimentos de R$ 200 bilhões em geração de energia.
Alexandre Silveira avalia que o leilão pode incentivar investimentos para que o país se torne um protagonista da transição energética.
Os nove lotes foram arrematados nesta sexta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo. Foi o maior leilão de transmissão de energia já realizado pela Aneel.
A previsão é de construção e manutenção de 6.184 quilômetros de linhas de transmissão. Os 33 empreendimentos tem prazo de conclusão de três a cinco anos e meio.
Sete dos nove lotes licitados estão nos estados do Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com a Aneel, o objetivo é reforçar a rede de transmissão das regiões Nordeste e Sudeste, expandindo o transporte de energia proveniente de empreendimentos de geração renovável.
Os demais lotes ficam no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco.
A assinatura dos contratos de concessão está marcada para o dia 29 de setembro. De acordo com a estimativa da Aneel, os empreendimentos vão gerar 60 mil empregos diretos e indiretos.