Anistia Internacional Brasil critica operação policial no Complexo do Salgueiro

A entidade divulgou uma nota pública nesta sexta-feira (24) cobrando investigação das autoridades públicas em relação ao uso da força letal do Estado do Rio

Por João Boueri

Anistia Internacional Brasil critica operação policial no Complexo do Salgueiro
Anistia Internacional Brasil critica operação policial no Complexo do Salgueiro
Ouvintes BandNewsFM

A Anistia Internacional Brasil criticou o que chamou de violações de direitos humanos durante a operação policial que deixou 13 mortos e outras duas pessoas feridas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na quinta-feira (23). 

A entidade divulgou uma nota pública nesta sexta-feira (24) cobrando investigação das autoridades públicas em relação ao uso da força letal do Estado do Rio.

Entre os mortos, está o criminoso apontado como chefe do tráfico de drogas no Pará. Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, estava foragido desde 2019.

No texto, a Anistia diz que o governador Cláudio Castro reforça a necropolítica como a única política de segurança pública.

Outras duas pessoas foram presas durante a operação pelos policiais.)) Dezenas de armas foram apreendidas. O valor somado dos fuzis encontrados pelos agentes chega a cerca de R$ 1 milhão.

Os grupos foram localizados após troca de informações entre as polícias do Rio e do Pará. Segundo a polícia, os criminosos podem estar envolvidos com a guerra na Zona Oeste do Rio e com um assalto em um shopping que deixou um morto em 2022.

A operação realizada no Complexo do Salgueiro foi uma das mais letais da história do Estado do Rio.

Em nota, o Ministério Público disse que seguirá acompanhando o curso da operação, bem como todos os seus desdobramentos e consequências.

A BandNews FM procurou o Governo do Estado e as polícias Civil e Militar, mas ainda não obteve retorno.

Mais notícias

Carregar mais