Anjos da Guarda: mães e tias de crianças do Complexo do Alemão são presas

Elas obrigavam os menores a pedir dinheiro em bairros da Zona Sul, e ficavam com os ganhos econômicos

Por Mariana Albuquerque

Anjos da Guarda: mães e tias de crianças do Complexo do Alemão são presas Reprodução/Polícia Civil
Anjos da Guarda: mães e tias de crianças do Complexo do Alemão são presas
Reprodução/Polícia Civil

Seis mulheres que eram mães e tias de consideração de crianças que moram no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foram presas na Operação Anjos da Guarda, da Polícia Civil. Elas obrigavam os menores a pedir dinheiro em bairros da Zona Sul, e ficavam com os ganhos econômicos.

A operação teve início após denúncias de moradores e lojistas sobre várias crianças, entre 4 e 12 anos, vendendo mercadorias e pedindo dinheiro, nos bairros de Ipanema e Leblon.

De acordo com os policiais, diariamente, as crianças chegavam por volta de 09h aos bairros, acompanhadas das responsáveis. O trabalho se encerrava por volta das 21h.

Vídeos gravados durante as investigações mostram que os menores eram obrigados a trabalhar até mesmo em dias de chuva, sem direito a alimentação.

Em depoimento, as acusadas alegaram que vendem junto com os filhos panos e balas. Uma mãe alegou que o filho estava vendendo as mercadorias porque não teve aulas na escola esta semana, mas que está matriculado regularmente.

De acordo com a delegada Camila Lourenço, as mulheres ficavam sentadas esperando as crianças.  

Leandra Santos Pinheiro da Silva, Priscila Monique de Oliveiras Siqueira, Paloma Cristina Lopes Nascimento, Suene dos Santos Pereira, Valéria dos Santos e Taynara Cristina Domingues da Silva vão responder por associação criminosa, abandono de incapaz, abandono material e por submeter criança ou adolescente a vexame ou constrangimento.

Mais notícias

Carregar mais