
Pelo menos um material de sinal de trânsito é roubado a cada 3 dias nas regiões do Grande Méier e da Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio. A informação é da CET-Rio.
Segundo o órgão, do dia 1º de janeiro até 31 de março de 2025, foram contabilizados 9 controladores e 21046 cabos furtados. Esses números totalizam um prejuízo de cerca de 689 mil reais. No mesmo período de 2024, foram 14 controladores e 16773 cabos.
Nesta quinta-feira (10), ouvintes da BandNews FM denunciaram que um sinal da Avenida Rei Pelé, na Tijuca, estava apagado. O taxista Erick Xavier relata que, por conta disso, o trânsito na região apresentou problemas durante o início da tarde.
De acordo com a CET-Rio, uma equipe esteve no local para realizar o reparo e identificou que este foi mais um semáforo prejudicado devido ao furto de cabos.
A cirurgiã-dentista Iris Ghiu, também relatou que está enfrentando problemas no trânsito entre 17h e 18h em virtude de sinais furtados. Segundo ela, a Avenida José Silva de Azevedo Neto, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, está interditada.
Desde 2021, mais de 20 milhões de reais de prejuízo aos cofres públicos. Neste intervalo, foram contabilizados 404 equipamentos e mais de 295km de cabos furtados.
A companhia também informa que algumas medidas vêm sendo aplicadas para evitar a infração, como o enterramento de cabos elétricos, a soldagem das caixas onde eles ficam armazenados, o posicionamento dos equipamentos nos postes e a introdução de garras antifurto. As polícias Civil e Militar são informadas sobre os casos.