São publicados nos Diários Oficiais do Município e do Estado desta quarta-feira (4), os decretos que determinam ponto facultativo na capital fluminense nos dias 18 e 19 devido aos jogos da Libertadores e ao Rock in Rio. Com isso, o expediente de repartições públicas municipais e estaduais da cidade do Rio vai ser finalizado às 15 horas.
A alteração no horário de trabalho não é válida para órgãos públicos que não admitem paralisação, como transportes e secretarias de saúde. Além disso, as determinações também não fazem nenhuma recomendação para o funcionamento de empresas privadas.
O decreto da Prefeitura ainda ressalta que esses grandes eventos demandam um maior empenho e mobilização dos órgãos públicos, a fim de garantir a ordem pública, a segurança e as operações de trânsito.
No dia 18 de setembro, o Rio recebe duas partidas das quartas de final da Copa Libertadores 2024. Fluminense e Atlético-MG se enfrentam às 19h no Maracanã, na Zona Norte. Logo depois, às 21h30, Botafogo e São Paulo jogam no Estádio Nilton Santos. No dia 19, o Maracanã recebe a partida entre Flamengo e Penãrol, às 19h.
No mesmo período, mais precisamente entre os dias 19 e 22, acontece também a segunda semana de shows do festival Rock in Rio..
Moradores de regiões no entorno dos estádios sentem o impacto em dias de jogos. O estudante Luiz Henrique mora na Praça Niterói, localizada no bairro Maracanã, e estuda na Urca, na Zona Sul. Ele afirma que quando há partidas, ele demora cerca de duas horas ou mais para fazer trajetos simples.
Desde a divulgação do calendário da Libertadores em agosto, a BandNews FM alertava sobre os prováveis problemas de segurança e mobilidade que seriam causados pela realização simultânea desses grandes eventos.