Mil e sessenta e sete presos foram transferidos de presídio no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, após a descoberta de um túnel que seria utilizado para fuga em massa por traficantes do Comando Vermelho. A medida aconteceu na manhã desta sexta-feira (6).
Os detentos deixaram o Instituto Penal Vicente Piragibe, que passará por obras após os agentes penais identificarem o túnel, e foram para a Penitenciária Moniz Sodré, que tem uma estrutura física que dificulta este tipo de ação criminosa.
Um forte esquema de segurança foi montado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária com 250 policiais penais, três ônibus, quatro veículos utilitários e 17 viaturas.
Segundo a SEAP, o Instituto Vicente Piragibe vai abrigar detentos em regime semiaberto e que pertencem a outra organização criminosa após as obras para fechar o túnel e adequações na infraestrutura para reforçar a segurança. O diâmetro das tubulações das redes de esgoto será reduzido para impedir possíveis fugas.
Após as obras, a penitenciária abrigará custodiados em regime semiaberto e que pertencem a outra facção criminosa.
Apesar da descoberta do túnel, não houve fuga. A entrada da construção ficava na horta do presídio, que abrigava criminosos de alta periculosidade.
No início da semana, 15 presos já tinham sido transferidos para Bangu 1, na mesma região. O estado do Rio abriu também uma sindicância para identificar os responsáveis pela construção.