Aumento da alíquota do ICMS vai refletir nos valores dos medicamentos no Rio

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços teve uma alta de 18% para 20%, conforme lei que foi publicada em dezembro do ano passado

Por Giovanna Faria

Aumento da alíquota do ICMS vai refletir nos valores dos medicamentos no Rio
Aumento da alíquota do ICMS vai refletir nos valores dos medicamentos no Rio
Fonte: Canva, 2023.

O aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2024 vai refletir nos valores dos medicamentos no Rio. O ICMS teve uma alta de 18% para 20%, conforme lei que foi publicada em dezembro do ano passado.  

No entanto, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) chegou a criticar o aumento da alíquota porque considera que a medida, somada ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza, vai elevar o porcentual para 22%.  

Ao todo, 11 estados do Brasil vão passar por uma alta nos valores de medicamentos. Bahia, Maranhão, Paraná e Tocantins sofrem com o aumento do ICMS pelo segundo ano consecutivo. E os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Distrito Federal também vão receber a alta do reajuste.  

O especialista em finanças e investimentos Hulisses Dias explica que o Rio de Janeiro vai progredir com os valores de todos os remédios até o mês de abril.  

A nova alíquota valerá para as operações realizadas a partir de 20 de março. No mesmo mês, ainda haverá outro aumento em função do reajuste anual definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Mais notícias

Carregar mais