Dos 27 primeiros dias de janeiro de 2023, 22 registraram temperatura máxima acima dos 30ºC na capital fluminense. No verão carioca, os animais também precisam de um refresco na sensação térmica que chega a 50 graus. Nesta sexta-feira (27), o BioParque do Rio entregou picolés de sabores comuns e exóticos, como carne congelada e sangue, aos animais.
A temperatura máxima registrada nesta sexta (27) foi de 35,4ºC em Irajá, na Zona Norte do Rio, mesma região do parque. A sensação térmica foi de 45,2ºC em Santa Cruz, na Zona Oeste.
O leão Simba foi o primeiro a receber o picolé. Em seguida, o casal de lontras Eduardo e Mônica; os lobos-guarás Lobato e Luiza; a onça-pintada melânica Poty; e as espécies dos primatas bugios e dos micos-leões-dourados receberam o aperitivo.
Os alimentos são preparados com ingredientes específicos, de acordo com as necessidades de cada espécie. A bióloga do BioParque Leticia Feitosa disse que o oferecimento de picolés é realizado de forma rotineira como uma forma de enriquecimento ambiental.