BandNews FM Rio de Janeiro

BNDES atinge recorde de lucro líquido em 2021 com aumento de 65%

Mesmo com impactos positivos, a instituição permanece cautelosa diante do cenário internacional

Carlos Briggs

Aproximadamente 110 bilhões foram arrecadados dos projetos do BNDES em 2021 Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

O BNDES anunciou que em 2021 atingiu lucro líquido recorde, na ordem de 34 bilhões e 100 milhões de reais. O resultado supera em 65% o obtido em 2020. Apesar dos bons resultados, o clima não foi só de otimismo. A invasão Russa à Ucrânia faz com que o BNDES mostre cautela diante do cenário internacional.  

Gustavo Montezano comentou sobre os efeitos, aqui no Brasil, de eventuais concessões de infraestrutura, já que várias empresas interessadas nestas operações estão localizadas na Europa.

Apesar do cenário internacional de incertezas, Montezano destacou o bom resultado do BNDES em 2021, em entrevista coletiva de impressa virtual, realizada nesta sexta-feira (25).

Os ganhos, frutos de participações societárias tiveram impactos no resultado expressivo do Banco. Em 2021, a valorização atingiu algo em torno de 30 bilhões e 500 milhões de reais. Contribuíram ativamente para este resultado, a venda de ações de Vale, Klabin e JBS, que somadas chegaram a 8 bilhões de reais.  

Em 2021, O BNDES somou 167 projetos em carteira, gerando investimentos previstos na ordem de 380 bilhões de reais. Desse total, aproximadamente 110 bilhões já foram arrecadados, por conta de leilões já realizados. 

Mais notícias

Carregar mais