A Marinha mantém até a próxima segunda-feira (18) o aviso de ressaca para o Rio de Janeiro. Segundo o alerta, ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral do estado. Na sexta (15), um boydboarder e um salva-vidas precisaram ser resgatados de helicóptero devido a força da água na praia de São Conrado, na Zona Sul da capital fluminense.
Vídeos que circulam nas redes sociais registraram o resgate no Costão da Avenida Niemeyer. Em um deles, o bombeiro Demetrius dos Santos tenta sair pelas pedras, mas acaba sendo arrastado por uma onda. O militar foi surpreendido enquanto tentava resgatar Felipe Araújo, que participava de um torneio no local.
Foi nesse momento que o surfista Renan Souza surgiu. Morador da favela da Rocinha, Byruleibe, como é conhecido, conta que já encontrou Demetrius sem reação.
Já Felipe Araújo foi salvo por um árbitro da competição: Dudu Pedra, um surfista especializado em pegar ondas gigantes. Segundo ele, bodyboarder já estava sem forças.
Após serem resgatados, os dois foram levados para hospital. O militar tinha escoriações e o competidor apresentava um quadro de hipotermia. O presidente da Confederação Brasileira de Bodyboard, organizadora do evento, falou sobre o episódio.
Marcelo Rocha afirma que os bombeiros não usaram moto aquática para auxiliar nos resgates.
O Corpo de Bombeiros foi questionado pela reportagem sobre o motivo do equipamento não ter sido utilizado, mas ainda não se posicionou. Neste sábado (16), a competição foi retomada. Apesar de ter sido eliminado da sua bateria, Renan Souza, o Byruleibe, acabou levando para casa o título de vencedor moral do torneio.