A Prefeitura de Petrópolis decretou situação de emergência na cidade da Região Serrana. A medida foi anunciada pelo prefeito Rubens Bomtempo. As fortes chuvas causaram diversos transtornos no município nesta sexta-feira (22).
Três pessoas morreram e duas estão desaparecidas após um deslizamento de terra no bairro Independência. Outras quatro pessoas foram socorridas.
Segundo o Governo do Rio, mais de 270 milímetros de chuva foram registrados em Petrópolis, o equivalente a 270 litros por metro quadrado.
O governador do Rio, Cláudio Castro, foi para a cidade imperial no início da noite desta sexta-feira (22) para acompanhar as ações do Estado. Segundo o político, mais de 80 máquinas e 90 agentes atuam no município.
Além disso, o Batalhão de Choque da Polícia Militar também vai auxiliar as equipes na cidade. Vídeos gravados por moradores mostram ainda que outras regiões ficaram alagadas com o transbordamento dos rios Piabanha e Quitandinha. No Centro da cidade, o comércio foi fechado e a circulação de ônibus chegou a ser interrompida.
Segundo a concessionária Concer, a Serra de Petrópolis foi fechada no sentido do município em decorrência de deslizamentos de terra e quedas de árvores, a partir da praça de pedágio na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma vistoria será realizada na manhã deste sábado para verificar as condições de segurança da pista. No sentido Rio, a rodovia opera em meia pista em dois pontos.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviou um caminhão com 332 colchões para Petrópolis e outro com 100 unidades para Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, onde também choveu forte nesta sexta-feira (22).
Em Teresópolis, a rodovia conhecida como Rio-Teresópolis também está fechada preventivamente sem previsão de reabertura.
Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, duas pessoas ficaram feridas e uma foi encaminhada para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, na mesma região, após o desabamento de um imóvel. Davi da Silva, de 60 anos, tem quadro de saúde estável.
O município de Magé, na mesma região, está em estágio de alerta. Nas últimas 24 horas houve registro de 171 milímetros no Jardim Nazareno. Pelo menos dois rios transbordaram. A Serra Velha, que liga Petrópolis a Magé, também está interditada.))
Na Região dos Lagos, um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas após serem atingidas por um raio em uma praia de Arraial do Cabo na manhã desta sexta-feira (22).
Mais de 50 municípios emitiram alertas por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias. No Norte e Noroeste do estado, há previsão de 200 milímetros de chuva para este sábado (23). Isso equivale a 200 litros por metro quadrado.
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, alertou os moradores sobre a possibilidade de chuva forte no município neste sábado (23). O volume de água previsto para a cidade é 10 vezes maior do que o registrado nesta sexta-feira (22). Nas últimas 24 horas houve registro de mais de 100 milímetros na região da Serrinha.
A capital fluminense segue em estágio 2 em decorrência da manutenção da previsão de chuva para este sábado.