BandNews FM Rio de Janeiro

"Brasil é o único em oferecer condições de novo ciclo de energia", diz Lula em reunião com investidores da Arábia Saudita

Declaração foi dada durante agenda na capital Fluminense

Por João Boueri

"Brasil é o único em oferecer condições de novo ciclo de energia", diz Lula em reunião com investidores da Arábia Saudita
Reprodução/FII Institute

Em evento com investidores da Arábia Saudita no Rio de Janeiro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que o Brasil é atualmente o único país que pode oferecer condições para a criação de um novo ciclo de opção de energia mundial. A declaração foi dada durante agenda na capital Fluminense na manhã desta quarta-feira (12).  

O político disse que espera a criação de um fundo bilateral para investimentos entre os dois países. ((Lula lembrou que os recursos devem ser enviados, principalmente, para áreas do desenvolvimento.

O presidente destacou ainda o setor de veículos elétricos e disse que a Embraer já está desenvolvendo os primeiros protótipos de aeronaves elétricas no Brasil.

No evento realizado no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, Lula disse que os investimentos da Arábia Saudita são muito importantes para não depender mais dos recursos dos países do Norte global.

Na saída do hotel, o presidente Lula parou para falar com jornalistas e disse que, após a sessão de abertura, conversou com investidores da Arábia Saudita e apresentou projetos brasileiros que podem receber investimentos.

Em viagem a países do Oriente Médio em novembro do ano passado, Lula conversou com o Primeiro-Ministro da Arábia Saudita sobre o investimento de US$10 bilhões que o Fundo Soberano Saudita deve aplicar no Brasil.  

A previsão é a de que a maior parte do montante seja aplicada nos próximos sete anos.  

Até 2030, a expectativa é a de que as transações comerciais entre os dois países alcancem o valor US$ 20 bilhões.

O Fórum de Investimentos Prioridade está sendo realizado pela primeira vez na América Latina. ((Em 2023, ele foi realizado em Miami, nos Estados Unidos, e em Hong Kong, na China. Em fevereiro deste ano, a cidade de Miami foi novamente sede do evento.

Com chefes de estado, investidores e líderes empresariais, a iniciativa é financiado com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

Mais notícias

Carregar mais