A estação Mato Alto do BRT, em Guaratiba, na Zona Oeste, que pegou fogo na quarta-feira (6), deve se transformar em terminal.
Na prática, significa que os passageiros terão a possibilidade de fazer integração com outros modais de transporte. Além disso, algumas linhas devem começar e terminar o trajeto no terminal.
O anúncio foi feito pela secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidônio.
As estações de Santa Cruz, Pingo D'Água, Magarça e Curral Falso também devem virar terminais. Segundo a secretária, ainda não há prazo definido para a conclusão das reformas, mas a expectativa é que elas sejam finalizadas até setembro do ano que vem. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o edital de licitação de três das estações deve ser publicado nesta sexta-feira (8).
No final do ano, também deve haver o aumento da frota nos corredores Transcarioca e Transolímpico para 291 articulados. Os ônibus antigos vão ser realocados para o corredor Transoeste.
O incêndio que atingiu a estação Mato Alto na noite desta quarta-feira (6), começou por volta das 20h30 e foi controlado pouco antes das 23 horas. O fogo começou em um ônibus e acabou se alastrando para a estação. Segundo a Mobi-Rio, o módulo parador não foi danificado e não houve vítimas.
O embarque e desembarque estão sendo feitos no módulo parador. No início da manhã desta quinta-feira (7), a fila dos ônibus expressos estava sendo formada do lado de fora da plataforma. Depois, a espera foi direcionada para dentro da estação. Agentes orientaram os passageiros, mas, mesmo com o esquema da Prefeitura, os usuários continuaram enfrentando velhos problemas.
Ainda de acordo com a Mobi-Rio, foi feito reforço do ônibus direto que vai do Mato Alto até a Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
A linha SP 803, que vai de Bangu a Sulacap, na Zona Oeste, foi estendida até Campo Grande, sendo opção de integração para os usuários que vão do bairro à Barra da Tijuca e ao Recreio. A integração com o BRT Transolímpica deve ser feita no Terminal Sulacap.
A Polícia Civil investiga se o incêndio na estação Mato Alto foi criminoso, como apontaram os laudos da perícia em outros dois casos de incêndio em articulados em abril. O prefeito Eduardo Paes disse que acredita nessa possibilidade.
A Mobi-Rio prevê que o módulo atingido pelo fogo seja reaberto em 15 dias, mas o prefeito Eduardo Paes deu uma estimativa maior: três semanas.