A proposta é do vereador William Siri, do PSB
Reprodução/Agência Brasil
A Câmara do Rio inicia as discussões de um projeto de lei que pode estabelecer um novo modelo de gestão de inundações. Batizado de Cidade Esponja, o conceito foi desenvolvido na China e é debatido em meio à crise climática que atinge o estado do Rio Grande do Sul.
A ideia é melhorar o sistema de drenagem da cidade para prevenir inundações e alagamentos. Esse modelo já está sendo adotado em outras cidades do mundo, como Nova Iorque, Berlim e Copenhague.
A proposta é do vereador William Siri, do PSB, e do vereador Marcos Braz, do PL. O projeto foi elaborado em abril do ano passado. Em entrevista a BandNeews FM, Siri explicou os objetivos do modelo.
Essa pauta é muito real nas nossas vidas. a gente já vem discutindo isso há muito tempo. a sociedade e principalmente as autoridades precisam entender que nós temos que mudar a lógica da estrutura como um todo. esse conceito de cidade esponja vem com vários benefícios. combate à ilha de calor, aumenta a zona verde, proteção da biodiversidade. é uma pauta que é real; está aí.