Notícias

Câmara Municipal do Rio decide sobre a cassação de Gabriel Monteiro nesta quinta

Expectativa é que os parlamentares votem contra o vereador. Sessão deve começar às 14h

Thuanny Dossares

Vereador Gabriel Monteiro pode ter o mandado cassado
Vereador Gabriel Monteiro pode ter o mandado cassado
Renan Olaz/CMRJ

O vereador Gabriel Monteiro pode ter o mandato cassado nesta quinta-feira (18) à tarde, durante votação na Câmara Municipal do Rio. Ele é acusado de quebra de decoro parlamentar.  

Para que a cassação aconteça são necessários 34 votos a favor da perda do mandato, que representa dois terços dos votos dos 50 vereadores, ou seja, pelo menos 34 votos. O pleito começa às 16h, no plenário Palácio Pedro Ernesto.  

Nos bastidores da câmara, a expectativa é de que os parlamentares votem pela cassação de Monteiro. No entanto, alguns vereadores podem não comparecer para evitar se indispor com o youtuber, como é especulado sobre os outros políticos do PL, mesmo partido de Gabriel Monteiro. Até o momento, é esperado que apenas um vereador vote contrário à cassação.  

"Hoje a Câmara de Vereadores do Rio vai estar dizendo o que pensa de si mesmo e o que quer ser. Nós, com a análise do projeto de resolução do Conselho de Ética, que perde a perda de mandato do vereador Gabriel Monteiro, estaremos debatendo dignidade, respeito, em especial à mulheres e crianças, caráter, solidariedade, ética e decoro na representação política. Quem não comparecer ou se abstiver, estará, a partir desse ato covarde, revelando que concorda com abuso, com auto promoção gananciosa com a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade, com manipulação de crianças e com a exploração sexual de menores", disse o relator do processo contra Monteiro, vereador Chico Alencar.

A votação acontece um dia após a Comissão de Justiça e Redação da Casa rejeitar o recurso apresentado pela defesa do político e avaliar que o processo ético-disciplinar está dentro da legalidade.

Monteiro é acusado de quebra de decoro parlamentar por assédio moral e sexual contra ex-assessores, por gravar vídeos de sexo com uma menor de idade e por expor pessoas em situação de vulnerabilidade na internet.  

Gabriel Monteiro teria dito em áudios que gosta de novinhas

Em novos áudios atribuídos ao vereador Gabriel Monteiro, o parlamentar teria confirmado que sabia que se relacionava com menores de 18 anos e reafirma a preferência dele por "novinhas".  

Numa das gravações, o homem, que seria Monteiro, comenta com um outro homem que ficou com uma menina de 17 anos e pede a opinião dele sobre a menor durante a conversa.  

"Ah mas a mulher que eu peguei era gata, não era? A que eu peguei. Pô, 16, 17 aninhos. É que eu gosto muito de novinha", afirma.

Em outro áudio, a mesma pessoa, que seria o vereador, parece mostrar uma menina para outro homem. No diáologo, ele diz que se trata de uma levantadora de peso de apenas 16 anos.  

Há ainda outra conversa em que o interlocutor, que seria Monteiro, mais uma vez mostra uma mulher para outro homem, se referindo a ela como "meu bebê" e depois afirma que "essas novinhas só gostam disso", ao responder se elas fazem sexo.  

O relator do processo contra Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara do Rio, vereador Chico Alencar, teve acesso aos áudios e disse que a gravação corrobora a denúncia de que ele mantinha relações abusivas e em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.  

"Eles (os áudios) formam uma concretização do perfil do representado. Esses áudios, embora tenham aparecido depois do processo encerrado, relatório feito, eles corroboram uma das principais acusações, que é o abuso e a exploração da imagem, o vídeo gravado de relação sexual com uma menor de idade", declara Alencar.

Em nota, a defesa do vereador Gabriel Monteiro não se manifestou sobre as gravações, mas afirmou que, em que pese a rejeição do apelo recursal, ainda assim, continuará aguerrida e fará questão de demonstrar alguns apontamentos que provam a inocência do parlamentar, bem como o conluio criminoso formado para assassinar a sua reputação.  

Entenda como será a sessão desta quinta-feira:

- A sessão plenária tem início às 14h com o grande expediente, mas a discussão e votação sobre o pedido de cassação só começa na sessão ordinária, às 16h.  

- O relator, vereador Chico Alencar (PSOL), fará a leitura de seu parecer, favorável à cassação, por até uma hora.  

- Após a leitura do relator, os vereadores interessados podem discursar por até 15 minutos cada.  

- Terminada a fala dos parlamentares, será aberta a oportunidade da defesa de Gabriel Monteiro se manifestar, por até duas horas.  

- Ao fim da fala da defesa do representado, os líderes de partidos e blocos podem se manifestar para orientar suas bancadas.  

- A votação é nominal, por meio do painel eletrônico de votação

- Gabriel Monteiro será cassado se 2/3 dos vereadores forem favoráveis ao Projeto de Decreto Legislativo que determina a perda de mandato (34 votos). Todos os vereadores votam.