Campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo embarca rumo ao Catar

O Glorioso estreia na competição na próxima quarta-feira (11), contra o Pachuca

Por Guilherme Faria

Campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo embarca rumo ao Catar
Botafogo campeão brasileiro 2024
Reprodução/Redes Sociais

Com dois títulos em oito dias, a torcida do Botafogo vive, agora, a expectativa pela Copa Intercontinental. O Glorioso estreia na competição na próxima quarta-feira (11), contra o Pachuca, do México, no Estádio 974, em Doha, no Catar.

O time comandado por Arthur Jorge se classificou para o torneio após vencer a Libertadores da América, na semana passada, sobre o Atlético-MG, na Argentina. No domingo (8), o Alvinegro também conquistou o Campeonato Brasileiro, ao derrotar o São Paulo no Estádio Nilton Santos.

Ainda no gramado, o dono da SAF Botafogo, John Textor, falou sobre a expectativa para o Intercontinental e afirmou que o foco da equipe está no jogo contra os mexicanos.

Bom, vamos fazer tudo o que pudermos contra o Pachuca agora. É um jogo de cada vez, como fizemos ao longo de toda a temporada aqui. Passo a passo. Sei que temos um jogo contra o Pachuca e não sei o que vem depois disso. Tem esse "time pequeno" de Madrid talvez esperando, mas temos que conquistar nosso lugar lá primeiro.

Horas depois do jogo contra o São Paulo, a delegação alvinegra já embarcou rumo ao Catar para a disputa do mundial. Para garantir o conforto dos jogadores, o clube carioca utilizou um avião fornecido pelo New England Patriots, time de futebol americano, para a viagem.

Nas ruas do Rio de Janeiro, a torcida vive a expectativa por mais um título. Alexia Guedes está confiante e afirma que o time está pronto para conquistar o Intercontinental.

Vai ser campeão, vai passar pelo Pachuca. Depois, vai ganhar lá do time árabe e, na final, vai ganhar do Real Madrid!

Apesar da confiança, a torcida mantém os pés no chão e reconhece que a missão não é fácil, como explica a publicitária Érica Moreira.

Não vai ser fácil, mas a gente não perde a esperança. A gente estava ainda com o pé atrás do que ia acontecer nesses últimos jogos, dependendo de muitos outros resultados para a gente conseguir isso hoje, mas a gente está com o time muito bom. A gente vai manter a esperança em vida, mas esses são jogos bem difíceis.

O comentarista da BandNews FM, Antônio Carlos Duarte, destaca que a motivação do Botafogo pode ser um diferencial na briga pelo título.

Eu acho que a motivação dos jogadores do Botafogo pode superar um adversário muito difícil. Não é o Pachuca, não é o Al-Ahly, não é o Real Madrid, e sim, o cansaço, já que o time do Botafogo teve 15 dias muito intensos. Portanto, para mim, o Botafogo pode chegar bem. Evidentemente, que se conseguir superar o cansaço, a gente pode considerar o Botafogo, ao lado do Real Madrid, como os principais candidatos, mas eu ainda acredito que a motivação por jogar esta competição poderá superar o cansaço e o Botafogo se dar bem no Intercontinental.

Se passar pelo Pachuca, o Botafogo encara o Al-Ahly, do Egito, na semifinal do Intercontinental. O vencedor do duelo enfrenta o Real Madrid em busca do título mundial.

O comentarista Álvaro Oliveira Filho analisa o possível confronto com o time espanhol, mas ressalta que o Glorioso só deve pensar na final depois que passar pelos outros adversários.

Só depois de vencer esses dois adversários (Pachuca e Al-Ahly) é que o Botafogo começa a pensar num confronto com o Real Madrid. Em circunstâncias normais, claro, o Real Madrid é uma equipe muito mais poderosa, não vem numa boa fase, vem em uma fase de oscilações, mas o Vinícius Júnior voltou a jogar, o Rodrygo voltou a jogar, o time está disputando com o Barcelona ali a primeira colocação no Campeonato Espanhol e, claro, é um time com muito mais tradição nesse tipo de competição. Então, a vida do Botafogo não vai ser nada fácil, mas depois de tudo o que aconteceu esse ano é claro que o torcedor tem o direito de sonhar.

A conquista da Libertadores também garantiu o Botafogo no Super Mundial de Clubes da Fifa, que acontece nos Estados Unidos no ano que vem. O Glorioso está no grupo B e vai enfrentar Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders na primeira fase do torneio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais